terça-feira, 18 de agosto de 2009

Processos para fabricar sua cerveja!



Fabricar cervejas em casa é uma ótima terapia,é trabalhoso mas não tanto complicado.O resultado impressiona,basta ter cuidado com a higienização dos equipamentos e atenção e carinho em cada etapa.Não sou mestre sou apenas um curioso que gosta muito de cerveja e que tudo que aprendi foi pesquisando na internet e em um otimo curso com Afonso(A turma).As etapas que aqui escrevo não são descritas técnicamente,apenas por alto.Mas já servem como base para um começo(começei com menos informação ainda)a medida que forem produzindo e com pesquisas vocês irão se aperfeiçoando.Minha intensão aqui é apenas divulgar a cultura cervejeira e a simplicidade de fazer sua própria cerveja com alta qualidade.
As etapas de fabricação:
  1. Moagem do malte = O objetivo da moagem é quebar o grão e expor o amido contido no seu interior.Não se deve moer demais o malte se não terá muito pó o que dificultara a filtragem.O ideal é apenas quebrar as cascas assim expoem o amido e a casca servirá como elemento filtrante.Obs.:O malte moído não deve ser estocado por um longo período.
  2. Brassagem = A brassagem consiste em transformar o amido contido no malte em uma solução de açúcares fermentáveis chamado mosto.
  3. Mostura = Consiste em adicionar água no malte moído e submete-lo a temperaturas diferentes,com tempos determinados afim de obter o mosto(uma solução adocicada).
  4. Filtração do mosto = Consiste em separar o mosto do bagaço do malte,fazendo a recirculação do mosto com a ajuda de uma escumadeira.
  5. Fervura = A fervura deve ser intensa,pois é responsável pela esterilização do mosto.Durante a fervura que se acrescenta o lúpulo,que se adicionado no inicío confere o amargor a cerveja e se no fim prestá-se aos aromas.
  6. Separação do trub e resfriamento do mosto = Após a fervura o mosto passa pelo processo de separação do trub através do whirlpool,que consite em girar o mosto com a ajuda de uma escumadeira afim de utilizar a força centrípeta para fazer o trub se acumular no centro do caldeirão.Depois de separado o mosto deve ser resfriado para 24ºc e aerado,depois se acrescenta o fermento devidamente hidratado(se for seco).
  7. Fermentação = A fermentação da cerveja consite em transformar os açucares fermentaveis em CO2 e alcool.
  8. Maturação = A maturação é o afinamento da cerveja.Durante esta fase acontecem reações que melhoram o aspecto visual e produzem alguns aromas e sabores.
Engarrafamento = Depois de todos esse processos sua cerveja está pronta pra ser engarrafada.Bom como quase todo o açucar que existia no mosto foi consumido voçê terá que adicionar um pouco artificialmente através do primming,depois é só engarrafar e aguardar entre 10 a 15 dias para desgustá-la.

Bom proveito e degustem até a ultima GOTA!
Saúde;

Nenhum comentário:

Postar um comentário